Menu fechado

MESI Medical traz para o Brasil aparelho mais rápido do mundo em medição do índice tornozelo-braquial

ITB é o padrão ouro da medicina para detecção precoce da Doença Arterial Periférica, que está relacionada às doenças cardiovasculares. O MESI ABPI MD leva apenas um minuto para verificar a relação entre a pressão sistólica do braço e a da perna.

Mesi Medical Malu Sevieri, Edson Antonio de Oliveira 1

Representante exclusiva da europeia MESI, a MESI do Brasil trouxe para o país o MESI ABPI MD, aparelho que mede o índice tornozelo-braquial (ITB) considerado o mais rápido do mundo. Uma solução simples para o diagnóstico de Doença Arterial Periférica (DPA), que prejudica a circulação do sangue nas pernas e provoca, por exemplo, dor na hora de caminhar. Geralmente essa obstrução se dá quando há acumulo de gordura e perda de flexibilidade nas paredes dos vasos sanguíneos, além de inflamação local, podendo, em último caso, levar a amputações.

Segundo o diretor da MESI do Brasil, Edson Oliveira, o ITB é o padrão ouro da medicina para detecção precoce da DPA, que está relacionada às doenças cardiovasculares, enfermidades que atingem mais de 14% da população mundial e têm consequências muito graves como infarto, acidente vasculares cerebral, AVC, trombose e amputação de membros. As cardiopatias ainda são a principal causa de mortalidade na sociedade moderna. No Brasil, estima-se mais de 380 mil óbitos por ano.

“Desenvolveu-se um estudo no Reino Unido que concluiu que mais de 80% das amputações de membros poderiam ser evitadas. O Brasil é campeão mundial de amputação de membros. O ITB é um instrumento muito útil porque ajuda a salvar vidas. Mais de 70% das pessoas que possuem DPA não têm sintomas. É muito importante que esses indivíduos procurem seus médicos”, ressalta Oliveira.

O MESI ABPI MD utiliza tecnologia para melhorar a assistência ao paciente, otimizando a medida do ITB. Ele permite verificar a relação entre a pressão sistólica do braço e a da perna, que pode aferir alguma alteração na rede arterial periférica do paciente ou indicar que ele tem uma DPA e encaminhá-lo para uma investigação mais criteriosa de outros sistemas, como cardiológico e cerebrovascular.  Cada medição leva um minuto, é precisa, completamente simultânea e totalmente automática.

O objetivo, com esse aparelho, é trazer o maior número possível de informações em um curto intervalo de tempo, onde o benefício maior é a otimização da forma de acompanhamento de tratamento dos doentes.

Vale destacar que quando os sintomas de DPA começam a aparecer significa que o coração do indivíduo já está sofrendo há uma década e a prevenção ainda é o melhor remédio. “O MESI ABPI MD está salvando vidas no mundo inteiro e vai salvar muitas no Brasil’, declara Oliveira.

FIQUE ATENTO: SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA (DPA)

  • Fisgadas na perna, especialmente na panturrilha;
  • Sensação de fadiga nas pernas;
  • Claudificação intermitente (sensação de cãibra ao caminhar ou se exercitar), com melhora ao parar de mexer as pernas;
  • Perda de pelos nas pernas e unhas dos pés enfraquecidas;
  • Coloração mais esbranquiçada dos membros inferiores, e
  • Infecções constantes nos pés.

MEDICAL CONECTA

A MESI do Brasil é uma das participantes do Medical Conecta, plataforma da Medical Fair Brasil (MFB) desenvolvida para conectar fornecedores e compradores da indústria de saúde. Visite a sala da empresa – na SALA EMPRESAS – e conheça mais sobre o MESI ABPI MD. Além de conhecer os produtos e serviços distribuídos em mais de 50 marcas e disponíveis no mapa de exposição da plataforma, é possível acessar toda a programação de conteúdo do Medical Conecta até o dia 31 de agosto. Acesse gratuitamente www.medicalconecta.com.br.